Gerador de UTM

As tags UTM são pequenos pedaços de código que são adicionados à URL de um link na página de seu site para mostrar campanhas publicitárias no Google AdWords e Yandex.Direct. É um erro não usar as etiquetas UTM, pois elas são uma grande ajuda, pois você pode obter informações mais detalhadas sobre cada fonte de tráfego na rede de mídia contextual em um determinado dia. Quando você decide gerar um link, cada parâmetro em uma tag UTM deve ter duas inserções básicas: Quando você cria tags UTM, é importante especificar o nome do parâmetro e seu valor. Sempre escreva um sinal de igual (=) no parâmetro = entrada de par de valor para separar estas partes da etiqueta, e um sinal de ampersand (&) é substituído para separar um par deste tipo do outro.

Qual é a finalidade de um link marcado com UTM?

Os marqueteiros e gestores de tráfego da Internet estão engajados na geração e configuração de etiquetas UTM se:
  • liderar campanhas publicitárias contextuais ou direcionadas no Google, Yandex ou a partir de contas de anúncios em mídias sociais e, mais recentemente, em postagens de anúncios em mensageiros Whatsapp, Telegramas, etc. (As etiquetas UTM também são úteis para mostrar anúncios para o público-alvo das campanhas de redirecionamento);
  • deseja analisar em detalhes cada canal possível de tráfego que chega ao site, para avaliar e contar os parâmetros de sua eficácia para conversão.

Seu endereço de página

https://
https://
http://

Parâmetros requeridos

Fonte da campanha

?
utm_source Inserir variável {}
  • Yandex.Direct
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {campaign_name_lat}
  • {campaign_type}
  • {ad_id}
  • {banner_id}
  • {keyword}
  • {addphrases}
  • {addphrasestext}
  • {source}
  • {source_type}
  • {gbid}
  • {match_type}
  • {matched_keyword}
  • {device_type}
  • {position}
  • {position_type}
  • {region_name}
  • {adtarget_name}
  • {coef_goal_context_id}
  • {retargeting_id}
  • {region_id}
  • {phrase_id}
  • Google Ads/YouTube
  • {campaignid}
  • {adgroupid}
  • {creative}
  • {keyword}
  • {matchtype}
  • {feeditemid}
  • {adposition}
  • {network}
  • {device}
  • {devicemodel}
  • {target}
  • Facebook/Instagram
  • {{campaign.id}}
  • {{campaign.name}}
  • {{adset.id}}
  • {{adset.name}}
  • {{ad.id}}
  • {{site_source_name}}
  • {{placement}}
  • VKontakte
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {ad_id}
  • {keyword}
  • {search_phrase}
  • {platform}
  • MyTarget
  • {{campaign_id}}
  • {{campaign_name}}
  • {{banner_id}}
  • {{search_phrase}}
  • {{geo}}
  • {{gender}}
  • {{age}}

Tipo de tráfego

?
utm_medium Inserir variável {}
  • Yandex.Direct
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {campaign_name_lat}
  • {campaign_type}
  • {ad_id}
  • {banner_id}
  • {keyword}
  • {addphrases}
  • {addphrasestext}
  • {source}
  • {source_type}
  • {gbid}
  • {match_type}
  • {matched_keyword}
  • {device_type}
  • {position}
  • {position_type}
  • {region_name}
  • {adtarget_name}
  • {coef_goal_context_id}
  • {retargeting_id}
  • {region_id}
  • {phrase_id}
  • Google Ads/YouTube
  • {campaignid}
  • {adgroupid}
  • {creative}
  • {keyword}
  • {matchtype}
  • {feeditemid}
  • {adposition}
  • {network}
  • {device}
  • {devicemodel}
  • {target}
  • Facebook/Instagram
  • {{campaign.id}}
  • {{campaign.name}}
  • {{adset.id}}
  • {{adset.name}}
  • {{ad.id}}
  • {{site_source_name}}
  • {{placement}}
  • VKontakte
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {ad_id}
  • {keyword}
  • {search_phrase}
  • {platform}
  • MyTarget
  • {{campaign_id}}
  • {{campaign_name}}
  • {{banner_id}}
  • {{search_phrase}}
  • {{geo}}
  • {{gender}}
  • {{age}}

Nome da campanha

?
utm_campaign Inserir variável {}
  • Yandex.Direct
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {campaign_name_lat}
  • {campaign_type}
  • {ad_id}
  • {banner_id}
  • {keyword}
  • {addphrases}
  • {addphrasestext}
  • {source}
  • {source_type}
  • {gbid}
  • {match_type}
  • {matched_keyword}
  • {device_type}
  • {position}
  • {position_type}
  • {region_name}
  • {adtarget_name}
  • {coef_goal_context_id}
  • {retargeting_id}
  • {region_id}
  • {phrase_id}
  • Google Ads/YouTube
  • {campaignid}
  • {adgroupid}
  • {creative}
  • {keyword}
  • {matchtype}
  • {feeditemid}
  • {adposition}
  • {network}
  • {device}
  • {devicemodel}
  • {target}
  • Facebook/Instagram
  • {{campaign.id}}
  • {{campaign.name}}
  • {{adset.id}}
  • {{adset.name}}
  • {{ad.id}}
  • {{site_source_name}}
  • {{placement}}
  • VKontakte
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {ad_id}
  • {keyword}
  • {search_phrase}
  • {platform}
  • MyTarget
  • {{campaign_id}}
  • {{campaign_name}}
  • {{banner_id}}
  • {{search_phrase}}
  • {{geo}}
  • {{gender}}
  • {{age}}

Parâmetros opcionais

Identificador do anúncio

?
utm_content Inserir variável {}
  • Yandex.Direct
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {campaign_name_lat}
  • {campaign_type}
  • {ad_id}
  • {banner_id}
  • {keyword}
  • {addphrases}
  • {addphrasestext}
  • {source}
  • {source_type}
  • {gbid}
  • {match_type}
  • {matched_keyword}
  • {device_type}
  • {position}
  • {position_type}
  • {region_name}
  • {adtarget_name}
  • {coef_goal_context_id}
  • {retargeting_id}
  • {region_id}
  • {phrase_id}
  • Google Ads/YouTube
  • {campaignid}
  • {adgroupid}
  • {creative}
  • {keyword}
  • {matchtype}
  • {feeditemid}
  • {adposition}
  • {network}
  • {device}
  • {devicemodel}
  • {target}
  • Facebook/Instagram
  • {{campaign.id}}
  • {{campaign.name}}
  • {{adset.id}}
  • {{adset.name}}
  • {{ad.id}}
  • {{site_source_name}}
  • {{placement}}
  • VKontakte
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {ad_id}
  • {keyword}
  • {search_phrase}
  • {platform}
  • MyTarget
  • {{campaign_id}}
  • {{campaign_name}}
  • {{banner_id}}
  • {{search_phrase}}
  • {{geo}}
  • {{gender}}
  • {{age}}

Palavra-chave

?
utm_term Inserir variável {}
  • Yandex.Direct
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {campaign_name_lat}
  • {campaign_type}
  • {ad_id}
  • {banner_id}
  • {keyword}
  • {addphrases}
  • {addphrasestext}
  • {source}
  • {source_type}
  • {gbid}
  • {match_type}
  • {matched_keyword}
  • {device_type}
  • {position}
  • {position_type}
  • {region_name}
  • {adtarget_name}
  • {coef_goal_context_id}
  • {retargeting_id}
  • {region_id}
  • {phrase_id}
  • Google Ads/YouTube
  • {campaignid}
  • {adgroupid}
  • {creative}
  • {keyword}
  • {matchtype}
  • {feeditemid}
  • {adposition}
  • {network}
  • {device}
  • {devicemodel}
  • {target}
  • Facebook/Instagram
  • {{campaign.id}}
  • {{campaign.name}}
  • {{adset.id}}
  • {{adset.name}}
  • {{ad.id}}
  • {{site_source_name}}
  • {{placement}}
  • VKontakte
  • {campaign_id}
  • {campaign_name}
  • {ad_id}
  • {keyword}
  • {search_phrase}
  • {platform}
  • MyTarget
  • {{campaign_id}}
  • {{campaign_name}}
  • {{banner_id}}
  • {{search_phrase}}
  • {{geo}}
  • {{gender}}
  • {{age}}

Fonte do tráfego

Opcional
Facebook
Instagram
VKontakte
WhatsApp
Google Ads
Telegram
myTarget
YouTube
Yandex.Direct

Identificador do anúncio

utm_content — este parâmetro opcional de etiqueta é usado para informações adicionais, ele permitirá distinguir as campanhas umas das outras se outros parâmetros corresponderem.

Porque é que precisa de: É mais freqüentemente usado como um marcador para um anúncio dentro de uma campanha publicitária. O nome pode ser definido arbitrariamente, é mais conveniente selecionar e usar uma lista de características importantes do anúncio.

Exemplos: utm_content=text_link_on_left_sidebar — link de texto no lado esquerdo do site;

utm_content=skidka_45 — a oferta no texto sobre o banner;

utm_content=test_B — a opção de anunciar quando os testes A/B/C são realizados em alguns dos locais.

Fonte da campanha

utm_source — o nome da sua plataforma publicitária.

Porque é que precisa de: Este parâmetro é mais frequentemente utilizado para indicar o tipo de plataforma de publicidade a partir da qual o tráfego chegou ao seu site.

Exemplos: utm_source=yandex — um anúncio publicitário contextual em Yandex.Direct;

utm_source=google — publicidade contextual no Google Ads (Adwords);

utm_source=targetmail — publicidade através da rede myTarget;

utm_source=vk — apontar para a Vkontakte;

utm_source=facebook — publicidade no site de redes sociais Facebook;

utm_source=Instagram — anúncios Instagram.

Tipo de tráfego

utm_medium — tipo de tráfego publicitário.

Porque é que precisa de: Na maioria das vezes, este parâmetro de tag é preenchido com valores de tráfego comuns e transmite o tipo deste anúncio para os analistas.

Exemplos: utm_medium=email – correio;

utm_medium=cpc — custo por clique da publicidade contextual (cost per click);

utm_medium=organic — transferência gratuita;

utm_medium=social — mídia social;

utm_medium=banner — publicidade na mídia;

utm_medium=cpa — outro tipo de custo por ação de publicidade (cost per click).

Nome da campanha

utm_campaign — você pode usar este parâmetro obrigatório de etiqueta como desejar, desde que transmita um nome de campanha que você possa entender desde o sistema de publicidade até o analítico.

Porque é que precisa de: Permitir distinguir os resultados das campanhas publicitárias em analítica.

Exemplo: utm_campaign=arsens_whites_with_kittens – anúncio para belash com recheios especiais.

Palavra-chave

utm_term — este parâmetro opcional é usado para passar as palavras-chave para as quais seu anúncio foi exibido. Você pode adicionar sua própria lista de palavras negativas nos serviços de publicidade, o que pode ajudar a evitar impressões não direcionadas, substituindo-as ao montar sua campanha.

Porque é que precisa de: Mais freqüentemente utilizada para analisar uma campanha publicitária até o nível de palavras-chave específicas.

Exemplo: utm_term=plastikovye_okna_zakazat — palavra-chave analógica do anúncio «janelas de plástico a pedido».

Seu link

Variáveis dinâmicas ao gerar tags UTM

Dynamic Variables é uma ferramenta que permite o uso de substituição a partir de sistemas de publicidade de parâmetros adicionais. Os parâmetros designados são uma forma de obter um conjunto maior de informações sobre uma campanha publicitária em modo automático.

Eles são assim chamados porque cada parâmetro dinâmico tem uma função de aceitar o valor passado pelo sistema de publicidade. Por exemplo, se você configurar a tag utm_term={keyword}, Yandex.Direct substituirá automaticamente {keyword} pela palavra-chave em que o visitante do anúncio clicou durante o show, e você não terá que inserir manualmente todos estes parâmetros na tag UTM. Esta é a vantagem da inserção dinâmica.

Coisas importantes a lembrar se você quiser gerar um link com tags UTM

  • Os parâmetros obrigatórios da etiqueta UTM devem ser preenchidos, caso contrário as informações não serão transmitidas à análise e a análise da etiqueta UTM não será possível.
  • Ao criar suas tags, use apenas caracteres latinos, Cyrillic distorcerá os dados.
  • Você não deve capitalizar os valores da etiqueta UTM, portanto, inclua letras minúsculas.
  • Usar sublinhados (_) ou hífens (-) em vez de espaços.
  • Não esqueça o sinal de parâmetro URL (?).
  • Ao criar cada novo parâmetro, certifique-se de que ele contenha um sinal de ampersand (&) no início, e apenas um.

Aqui você pode encontrar respostas a perguntas freqüentes sobre as etiquetas UTM

Basicamente, existem dois dos sistemas analíticos mais populares: Google Analytics e Yandex.Metrika.

No Google Analytics os parâmetros utm_source (fonte) e utm_medium (canal) podem ser vistos e analisados no relatório “Traffic Sources” → “All Traffic” → “Source/Channel”. Você verá o tráfego marcado na página.

Os parâmetros utm_campaign (campanha), palavra-chave utm_term e utm_content (conteúdo do anúncio) podem ser visualizados em “Fontes de tráfego” → “Campanhas” → “Todas as campanhas”. Você também precisará acrescentar um parâmetro adicional ao relatório → Publicidade → Keyword ou Ad Content.

Yandex.Metric tem um relatório separado para as etiquetas UTM “Reports” → “Sources” → “UTM tags”.

Transição de um motor de busca: organic

Transferência direta do site: referral

Email: email

Publicidade contextual: utm_medium cpc | ppc (pay per click) | paidsearch

Mídias sociais: utm_medium social | social-network | social-media | sm | social network social media

Publicidade na mídia: display | cpm (cost per mile) | banner

Outra publicidade: cpv (cost per visitor) | cpa (cost per action) | cpp (cost per point) | content-text

O sistema de publicidade do Google também tem seu próprio construtor de links, que é personalizado apenas para esse sistema de publicidade. A Campanha URL Builder é um construtor de links gratuito do Google, pelo qual se deve agradecer.
UTM significa Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin). Ele foi criado na Urchin Software, que foi comprada pelo Google em 2005.
A propósito, Wazzup passa com sucesso todas as tags UTM dos usuários que vêm
para seu website e envie um texto sobre WhatsApp ou Telegrama da página do website.
Ler mais no artigo instrutivo

Decidiu usar nosso gerador de etiquetas UTM?

Responder 24/7 a qualquer pergunta em 5 minutos

WhatsApp

Adequado para todos excepto Crimea

ou telefone
qr-code 1
Telegram

Adequado para todos

ou telefone
QR_Code_tg

Correio electrónico para os antigos e para aqueles que não gostam de salas de conversação: [email protected]

Subscribe to our newsletter

    Follow us

    Wazzup usa cookies. Com a ajuda deles, melhoramos o trabalho do nosso site e sua interação com ele.